Existem vários benefícios associados ao consumo de cafeína. Ela pode ajudar a reduzir a fadiga, auxiliar na resistência e força muscular, melhorar o desempenho físico tanto em indivíduos treinados quanto nos não treinados, e aumentar o estado de alerta, melhorando o desempenho mental e a vigilância.
É importante conhecermos o teor de cafeína presente nos alimentos, para que possamos controlar a sua ingestão diária. Veja a seguir o teor de cafeína em alguns alimentos comuns:
CAFÉ EM PÓ
Um dos alimentos mais conhecidos por seu alto teor de cafeína é o café em pó. Uma colher de sopa (10g) contém 144 mg de cafeína.
CAFÉ ESPRESSO
Uma xícara de café espresso (40ml) contém 112 mg de cafeína. Portanto, se você é um apreciador de café, esteja ciente de que esta é uma fonte significativa de cafeína.
CACAU EM PÓ
O cacau em pó também contém cafeína, embora em quantidade menor do que o café. Uma colher de sopa (10g) contém 23 mg de cafeína.
SHAKE PROTEICO COM ADIÇÃO DE CAFEÍNA
Alguns shakes proteicos têm cafeína adicionada para aumentar a energia e o desempenho. Uma embalagem (250ml) contém 100 mg de cafeína.
BEBIDA ENERGÉTICA
As bebidas energéticas são outra fonte comum de cafeína. Uma lata (250ml) contém 75 mg de cafeína.
REFRIGERANTE DE COLA
Os refrigerantes de cola também contêm cafeína. Uma lata (350ml) contém 32 mg de cafeína.
Espero que estas informações tenham sido úteis para você! Lembre-se de que, embora a cafeína tenha benefícios, seu consumo também deve ser moderado. Se você tiver qualquer dúvida, não hesite em me perguntar. Até a próxima, @nutridanielacamarinha.