É muito comum começar uma “dieta para emagrecer” e cortar tudo o que gosta. Não seria melhor ter uma dieta que você conseguisse seguir a longo prazo?
Um exemplo disso é o doce de leite! Em apenas 20g de doce de leite, temos aproximadamente 66 calorias, composto por 12g de carboidratos, 1,4g de gordura. Com essa quantidade de gordura, o doce de leite acaba sendo menos calórico do que a mesma quantidade de chocolate ou pasta de amendoim, por exemplo.
Se você está se perguntando onde poderia incluir o doce de leite em sua alimentação, tenho algumas sugestões. Ele pode funcionar muito bem como sobremesa ou até mesmo como parte da sua alimentação pré ou pós-treino. Antes do treino, ele pode fornecer energia rápida, e depois do treino pode ajudar a repor a energia gasta.
Se a sua dieta tem 1500 calorias, você pode muito bem incluir de 60 a 100 calorias de um doce de leite, se você gosta. Isso pode ajudar a aumentar a adesão à sua dieta, pois você não estará se privando de algo que gosta.
Então, faz mal incluir o doce de leite na dieta?
Tudo depende do contexto da sua dieta. O doce de leite não vai ser a base da sua alimentação.
E quanto ao açúcar?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que no máximo 10% das calorias diárias venham do consumo de açúcar. Ou seja, dá para incluir!
Você gostou deste post?
Compartilhe com quem também ama doce de leite!